A educação é para ser usada

Projeto Vestindo a Educação vai premiar iniciativas que precisam de ajuda financeira para se desenvolver

"

Orquestra e oficinas de padaria e de papel reciclável. Esses são apenas alguns exemplos de iniciativas adotadas com sucesso em escolas públicas de Santa Maria que conseguiram envolver alunos, pais, professores e a comunidade, transformando a realidade dos estudantes. Mas a falta de recursos pode ser um empecilho para que boas ideias sejam implantadas nas instituições.

Para ajudar a colocar em prática iniciativas como essas, será lançada nesta terça-feira a campanha Vestindo a Educação, com o objetivo de viabilizar projetos comunitários ações de baixo orçamento nas escolas públicas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.
- A medida do sucesso de uma campanha de mobilização é o quanto a comunidade se engaja. Queremos estimular a participação da comunidade e daquelas pessoas que têm pequenos projetos e ações. Nós vemos o quanto é decisivo para a escola ter um ambiente sadio e que motive as crianças a aprender - afirma Lucia Ritzel, gerente executiva da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho.

O objetivo da campanha Vestindo a Educação é dar um apoio financeiro para que as boas ideias possam ser implantadas. O projeto é uma iniciativa do Grupo RBS e da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho, em parceria com a Lojas Gang e a CWI Software.

Música clássica transforma sonhos



Quando sobem aos palcos, as crianças do programa Orchestrarium não entoam apenas boa música ao som de violinos, violas, violoncelos e do coral. Elas carregam a esperança de transformações sociais por meio da música clássica. O programa da Incubadora de Orquestras Infanto-juvenis foi criado pela Associação Cultural Orquestra Sinfônica de Santa Maria e pela UFSM, que é desenvolvido com 82 crianças e adolescentes no Alto da Boa Vista. Eles aprendem música erudita e a tocar instrumentos.

As atividades são desenvolvidas no turno oposto ao escolar. Respeito, coletividade, concentração, entre outros princípios, são repassados aos alunos.
- Tudo no dia a dia dela melhorou. As notas na escola, o comportamento, a atenção. Tudo - relata Nádia Nascimento, mãe de Gabriela Lopes, 11 anos, violinista do programa.

A costureira Terezinha Dorneles, avó do violinista Yuri Freitas, 9 anos, e do componente do coral, Diego Freitas, 12, ressalta a modificação na vida dos meninos no colégio e em casa.
- Eles eram agitados. Com o projeto, conseguiram se concentrar mais, além das notas serem muito superiores, pois os professores cobram bom rendimento - conta orgulhosa a avó.

No sábado, no Dia do Acolhimento, o Orchestrarium se apresentou no Parque da Medianeira. A assistente social e gestora, Mirian Machado, e o maestro do programa, Marco Antônio Penna, idealizadores do projeto, entre outros professores, não esconderam a emoção durante a apresentação da orquestra, que envolveu as crianças e seus familiares no ritmo da música clássica que transforma sonhos e a educação em Santa Maria.

Oficinas garantem novas possibilidades



Oficinas em tempo integral de padaria, cabeleireiro, serigrafia e papel reciclado. São com esses projetos que a Escola Estadual Paulo Freire transforma a vida de cerca de cem crianças e adolescentes de Santa Maria há 19 anos. Com a intenção de oferecer cursos que possibilitem geração de renda para estudantes em situação de vulnerabilidade social, a instituição ministra oficinas para integrar os alunos e possibilitar crescimento pessoal e profissionalizante. Os efeitos são sentidos na educação e nos sonhos.
- Percebemos melhor rendimento na sala de aula, e possibilitamos meios de eles seguirem nesses ramos ou crescerem em outros - explica o diretor da instituição, Claiton Diniz do Prado.

Aline Nogueira de Almeida, 16 anos, Anderson Gustavino, 15,"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Confira dicas de como planejar o ano de estudos para conseguir passar na UFSM

Próximo

DCE faz recepção aos alunos da UFSM na Calourada 2014

Educação